Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Responsabilidade Vs Politica


Responsabilidade Vs Politica

"A penalização por não 
participares na política,
é acabares por ser governado 
pelos teus inferiores"
Platão


Esta frase de Platão fala-nos na realidade do exercício da “política” individual em todas as nossas acções familiares e sociais. Hoje, milhões de pessoas impensantes, robotizadas, voyeures passivos das tragédias que gradualmente afundam esta civilização, tornaram-se indiferentes às aberrações que vão fazendo a nossa história. Esquecemos de que a ausência e a omissão também são formas de participação.

Mas, como criar consciência politica lúcida, comunitária, em cidadãos com a consciência embotada pela dita robotização, reforçada diariamente na sua alienação pelos “divertimentos para espairecer” .

Sabendo que cada acção que emitimos é um acto “político”, nos pequenos  “reinos” de cada um de nós como seja a família, os vizinhos, a fábrica, o escritório, a escola, os colegas de trabalho,  os negócios, os relacionamentos amorosos, as amizades, que exercemos? qual  o nosso teor e nível político?

Tudo começa no eu, para depois ser irradiado ao nós!

Se “A lei é o nível mais baixo da ética” por ser necessária apenas onde a ética ainda não existe, também a política tal como a conhecemos hoje, é o nível mais baixo da ordem social, porque os que vão rodando o panorama político são a amostra do nível cívico e educacional do povo que representam.

A reflexão premente que nos surge é, se a esperança são as crianças e a sua formação cidadã, educacional, ética e humanitária, como se estão a formar?...numa sociedade dominada pela ignomínia dos políticos, e pelo cansaço psíquico e desmotivador das famílias, que futuro educacional e ético?

- Que a colaboração substitua a competição fomentada pelos próprios pais nas crianças desde o berço
- Que a família ganhe tempo de qualidade em aprendizados conjuntos, prevalecendo o respeito intra-familiar para que a criança reconheça e integre o respeito pela comunidade onde está inserida
- Que o ensino não seja uma forma de “ganhar a vida” mas a missão mais importante dum estado social, onde impere a pedagogia, característica que hoje em dia é arredada do sistema de ensino e dos profissionais do mesmo.

Não existem impossíveis… apenas o retorno dos nobres ideais que fazem parte da nossa herança evolutiva, trabalho (lembremos que estamos aqui em missão, em serviço) e acreditar que cada um de nós faz a diferença, na reconstrução de um mundo mais acolhedor para os nossos filhos, netos, e seus descendentes. 

Isto, é amar!


A.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo