Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

sexta-feira, 2 de março de 2018

Porque é que não comes carne?




Há cerca de seis ou sete anos deixei de comer carne, tendo reduzido os alimentos de outra natureza animal praticamente ao peixe, pois por vezes é socialmente difícil optar por uma alimentação vegetariana. Mas apesar de as pessoas do meu círculo de amizades e familiar já se irem habituando a esta minha opção (às vezes é como Pessoa dizia da coca-cola: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”) o certo é que continuo a ouvir aquela pergunta, emoldurada por um olhar de preocupação pela minha saúde e de espanto: mas porque é que não comes carne?
Para responder a esta pergunta dou normalmente três tipos de justificação: a questão ética, pelo respeito da dignidade animal, colocada numa dimensão mais filosófica ou espiritual; a questão de saúde, pois a carne que ingerimos está cheia de substâncias nocivas à saúde, como comprovam os valores incrivelmente mais baixos que passei a ter de colesterol, desde que a bani da minha alimentação, assim como o leite e seus derivados; a questão ambiental, pois a indústria agropecuária é das indústrias mais poluentes do planeta e a que mais contribui para a camada de ozono, com todas as consequências que estão à vista nas alterações de clima.
Mas podia reduzir todas estas explicações a uma, bem mais simples e poderosa: não consigo comer nada, que me faça lembrar um olhar. Quando era miúda sempre ouvi dizer que os olhos são o espelho da alma. Muito cedo diziam-me que no olhar de alguém se vislumbra o seu íntimo, intui-se o que lhe vai na alma. Até há aquela música que diz que “já vi o mar, no fim do olhar de uma mulher!”. Pois bem: e quanto ao olhar de um animal? Já olharam bem no fim dos seus olhos? O que veem? Uma coisa? Uma peça de carne, pronta a ser esquartejada de diversas formas, consoante o seu fim, ora seja para cozer, grelhar, estufar, etc…? Não. 
Quando olho nos olhos de um animal, e para isso treinei-me bem no olhar dos animais de estimação que me acompanham nesta vida, sinto uma alma, uma expressão do Criador, um Ser que exprime em cada pestanejar dor, afecto, alegria e gratidão como nenhum outro. Vejo-lhe a alma no fundo dos seus olhos e essa visão começou, certo dia, a ser insuportável no momento de olhar para uma peça de carne no prato. Esta é a razão mais simples e mais poderosa de ter deixado de comer carne e outros alimentos de origem animal.


 
.


Marta Sobral



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo