Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A falácia do Individualismo




A falácia do Individualismo
 
Uma das vertentes deste conceito,  é a força, a intenção e a vontade que cada Ser coloca nas suas ideias, desejos e sonhos.
Cada um de nós tem um caminho, e cada légua percorrida é individual e única. A outra vertente, é o sentido de missão que também todos nós temos, e cuja finalidade maior é a integração plena com o Todo, em especial com os outros Seres com quem convivemos diariamente.
De uma forma mais lenta ou mais rápida, mais ou menos satisfatória, vamos construindo a nossa plataforma de vida, vamos realizando a nossa Proéxis (Programação Existencial), excepto, e na maioria dos casos,  numa faceta, que é a interacção com os outros.
Por séculos, os núcleos familiares mantiveram-se coesos, fomentando e permitindo a mais difícil de todas as nossas vivências…a comunhão, a partilha directa e constante com o nosso grupo cármico. Nessa vivência, em meio de harmonia ou de grandes desarmonias, aprendia-se, partilhava-se alegria e dor, equilibravam – se os carmas.
No último século, enquanto as condições de vida material evoluíam em algumas classes sociais, o poder económico estimulou um individualismo egóico que eu apelidaria de “a grande fuga “.
Depois, e com o crescendo da “civilização” os núcleos dispersaram, umas vezes por necessidade óbvia devido ao emprego ou ao estudo, a maior parte das vezes, na busca de um conforto chamado privacidade. Esta situação causou, e causa, desajustes profundos em várias vertentes.
Em cem anos provocamos mais estragos e desgaste no planeta que em séculos de existência. A relação disto com o tema é de fácil percepção, no nosso viver individualizado esbanjamos os meios básicos de sobrevivência. Aguçamos o apetite dos manipuladores comerciais, principalmente na área da habitação. Calculam quantos milhões de casas existem no mundo desabitadas ou subaproveitadas? Quantas toneladas de betão ocupam ingloriamente o espaço das árvores abatidas, dos ecossistemas destruídos? E isto é apenas a ponta do iceberg do incalculável desperdício e dano causado ao planeta.
No entanto meus amigos, quero focar um ponto que é mais grave que o anterior, que é o desperdício das oportunidades da vida em coexistência.
Na ânsia profunda por um estilo de vida pessoal e privado, fugimos literalmente há mais importante faceta da nossa missão de vida.
Respeitando a liberdade de escolha, mas sempre achei que a vida dos ascetas era muito facilitada…integrar-nos apenas no que nos dá prazer, que não nos contradiz, que não nos exige partilha, paciência ou cedência, é realmente uma forma fácil de vivenciar a existência.
Viver a nossa missão de vida na sua plenitude, que é assimilar o outro em  nós, não será a mais fácil, mas é de certeza a mais proveitosa.
Sei o que muitos pensarão ao ler estas palavras…mas então, vivendo com os pais, com a família, como podemos ter privacidade, como podemos viver a nossa vida sem interferências? A resposta é simples e simples e simples…RESPEITO…
Em todas as faixas etárias, dos avós aos netos a palavra de ordem é respeito, a privacidade tão ansiada é possível numa casa cheia de gente, assim cada um sinta em si e respeite, a necessidade de privacidade do outro.
A ânsia de “liberdade” instala-se muito cedo nos jovens! Alguns, acabam por perceber que liberdade é interior, que liberdade é renegar conceitos e preconceitos que nos tornam máquinas de consumo programáveis, que liberdade é cumprir o seu ideal em prol da comunidade. Mas a grande maioria nunca chegam a perceber o que é a liberdade. Numa vida aprisionada pela postura social, pelo progresso da carreira, pela necessidade aquisitiva que eleva o status social, vivem e morrem no seu casulo individual.
Todos sabemos que se avizinham Tempos de Mudança, uma das novidades da mudança é recordarmos que somos Uno, não só nas dimensões subtis, mas também e principalmente aqui e agora. Reaprender a viver em comunidade, assimilar o conceito de uma maxi-fraternidade, a começar pelo seu núcleo familiar.
Há dias contaram-me um caso real que partilho e que pode servir de exemplo a famílias ou grupos de amigos: é a história de uma senhora com 4 filhas, todas elas com vidas próprias e a viver cada uma em sua casa. Mantinham no entanto vários conflitos entre elas.
As cinco, agora com as dificuldades inerentes a quase toda a gente, tomaram a resolução de venderem casas, objectos, e adquiriram uma casa única, onde vão viver em conjunto, partilhando meios, energia, e com certeza crescimento de consciência nessa experiência inovadora de convívio em respeito e cooperação.
O individualismo auto-centrado não é liberdade. Conviver pacífica e respeitosamente em frutuosa proximidade, no núcleo familiar, profissional, amizades, social, essa sim é a essência duma supra liberdade, a da maturidade consciencial, a da integração da plena compaixão.
 

Maria Adelina




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo