Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Vamos sorrir, rir, por um mundo melhor...





RIR É O MELHOR REMÉDIO: OS BENEFÍCIOS DO BOM HUMOR E DO RISO PARA A SAÚDE

O bom humor é contagiante. O som de gargalhadas é muito mais contagioso do que qualquer outra coisa. Quando o riso é compartilhado, une as pessoas e aumenta a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis ​​no organismo. O humor e o riso fortalecem o sistema imunológico, aumentam a energia, diminuem a dor e protegem contra os efeitos nocivos do stress. Melhor que tudo, esse medicamento que não tem preço é divertido, livre e fácil de usar
O riso é um poderoso antídoto para a dor e o conflito. Nada funciona de modo mais rápido ou confiável para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio do que uma boa risada. O humor ilumina os fardos, inspira esperança, conecta-nos com os outros e mantém-nos ligados à terra, concentrado e alerta.
Com tanto poder de curar e renovar, a capacidade de rir com facilidade e grande frequência é um tremendo recurso para superar os problemas, melhorando os relacionamentos, e dar suporte à saúde física e emocional.
O riso relaxa o corpo inteiro. Uma boa risada alivia a tensão física deixando seus músculos relaxados até 45 minutos depois.
O riso estimula o sistema imunológico. Ele reduz a libertação de hormonas do stress e aumenta o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando assim a resistência às doenças.
O riso provoca a libertação de endorfinas, substâncias químicas associadas ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação geral de bem-estar e podem aliviar temporariamente a dor.
O riso protege o coração. Ele melhora a função dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, ajudando a proteger contra um ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.
E a boa sensação que experimenta quando ri permanece mesmo depois que o riso diminui. O bom humor ajuda a manter uma visão optimista e positiva diante de situações difíceis, decepções e perdas.
Mais do que apenas um alívio perante a tristeza e a dor, o riso dá coragem e força para encontrar novas fontes de significado e esperança. Mesmo nos tempos mais difíceis, um riso – ou até mesmo um simples sorriso – pode fazer-nos sentir melhor. E o riso é realmente contagiante – basta ouvir um para activar o cérebro e prepara-nos para sorrir e divertir. A ligação entre o riso e a saúde mental. O riso dissolve emoções angustiantes porque não nos sentimos ansiosos, irritados ou tristes quando rimos.
O riso ajuda a relaxar e recarregar-se, aumenta a energia, permitindo-nos manter o foco e realizar mais.
O bom humor muda a perspectiva, permitindo que vejamos as situações de modo mais realista e menos ameaçador. Uma perspectiva bem-humorada cria distanciamento psicológico, que pode ajudar-nos a evitar sentirmos-nos sobrecarregados. Os benefícios sociais do humor e do riso e a comunicação divertida fortalecem nossas relações ao desencadear sentimentos positivos e promover a conexão emocional. Quando rimos com outra pessoa, uma ligação positiva é criada. Ela funciona como um forte amortecedor contra as divergências e a decepção.
O riso compartilhado é uma das ferramentas mais eficazes para manter as relações vivas e emocionantes. Toda partilha emocional constrói laços de relacionamento fortes e duradouros, mas compartilhar o riso  também acrescenta alegria, vitalidade e resistência. E o humor é uma maneira poderosa e eficaz para curar ressentimentos, desavenças e mágoas. O riso une as pessoas em momentos difíceis. Incorporar mais humor e diversão em suas interacções diárias pode melhorar a qualidade de suas relações com os entes queridos, bem como suas conexões com os colegas de trabalho, familiares e amigos. Usar o humor e o riso nos relacionamentos permite:
Ser mais espontâneo - O bom humor afasta a ansiedade - Deixar de lado a postura defensiva - Solta inibições - Temores e resistências são postos de lado - Expressar seus verdadeiros sentimentos - Emoções profundas são autorizadas a aflorar.
O riso é seu direito de nascença, uma parte natural da vida. Crianças começam a sorrir nas primeiras semanas de vida e riem em voz alta alguns meses após nascerem. Mesmo se não cresceu num lar onde o riso era um som comum, você pode aprender a rir em qualquer fase da vida.
Principie separando momentos especiais para buscar o humor e o riso, como fazemos com o trabalho externo, e construa-os a partir daí. Futuramente, você vai querer incorporar o humor e o riso à estrutura da sua vida, encontrando-os naturalmente em tudo o que faz.


 Equipe Oásis


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo