Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A propósito do Natal (espiritualidade e saúde, diria eu)


A propósito do Natal

de Maria Ferreira da Silva

em 02 Dez 2015

   Todo o ser humano, por princípio, nasce com capacidades, tanto físicas, quanto mentais para fazer evolução espiritual na sua vida presente. O cérebro com as suas energias mentais (psíquico-espirituais) ligadas intrinsecamente com todo o organismo físico são para desenvolver no decorrer de uma vida, ou seja, a evolução humana que trazemos da vida anterior é para continuar necessariamente na vida seguinte como um dever para o progresso espiritual. Se essa energia física e psíquica não for devidamente aplicada, tais como exercitar o cérebro pela aprendizagem e cultivar sentimentos elevados - usada, portanto, no sentido evolutivo espiritual, o que inclui o melhoramento de si mesmo e devoção superior (Deus) - pode trazer sérios problemas nas funções cognitivas, afectando depois a própria Consciência.
A aspiração espiritual é a fonte que impulsiona fortemente a mente à transformação, pondo em acção, de forma natural, mecanismos no cérebro que são imprescindíveis para o seu bom funcionamento. Permite também usar melhor as “ferramentas” com que se vem dotado à nascença para uma evolução espiritual consciente, estruturando uma forma psicofísica cada vez mais forte, desenvolvendo mais inteligência, aperfeiçoamento e integração na Unidade.
Caso estas energias espirituais que vêm associadas aos mecanismos cerebrais não sejam aplicadas vão causando atrofiamento em áreas importantes do cérebro que pode conduzir no final da vida, à esclerose ou a outras doenças degenerativas que afectam necessariamente a mente.
Por outro lado, a maldade, o ódio e a violência são energias bloqueadoras que impedem o cérebro de progredir em sua acção purificadora pois os impulsos eléctricos no cérebro em vez de criarem substâncias que contribuam para o seu normal funcionamento, como por exemplo, dopamina e serotonina, criam substâncias destrutivas que contrariam as regeneradoras. Todas as reservas de energia que o cérebro possa armazenar para usar durante uma vida, acabam por transformar-se em energias “paradas”, sem a aplicação adequada, tornam-se um obstáculo ao verdadeiro objectivo de vida que é o progresso mental e espiritual de forma ascendente e harmoniosa.
No entanto, as oportunidades para evoluir humana e espiritualmente podem apresentar-se de forma tão simples e ocasional, tanto quanto uma comemoração de Natal, que pode contribuir para um grande impulso devocional e espiritual se for no sentido de lembrar, o quanto um Ser especial que foi Jesus, trouxe para a humanidade esse ideal de aspiração espiritual e começar a fazer parte desse objectivo que é chegar à Unidade, tal qual Ele a viveu e ensinou.
Nestes tempos difíceis pelos quais o mundo passa com a violência a espreitar em qualquer canto mais pacífico do planeta, cabe a cada um direccionar mais do que nunca todas as energias para a convocação superior do pensamento e da acção numa alternativa positiva criando condições para um mundo melhor, hoje e amanhã. Que este Natal possa conter a força incondicional do amor irradiando para todos.
Votos de Natal em Paz.

Maria Ferreira da Silva
     




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo