Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Significado de Colega



Envio um pequeno texto sobre uma coisa que me ocorreu hoje, logo pela manhã.
um abraço.
E.P.

Significado de Colega
“s.m. e f. Pessoa que pertence ao mesmo colégio, à mesma classe, escola, instituição, corporação, repartição ou sociedade, principalmente literária ou científica, que outra ou outras; aquele que preenche as mesmas funções, que exerce a mesma profissão ou atividade que outras pessoas: colegas de escola, de magistratura.
Bras. Fam. Companheiro de estudos, de folguedos; camarada.” - in dicionário



Perdeu-se a noção do que é ser “colega”. Um colega é apenas mais uma pessoa que trabalha connosco, que estuda connosco, que …enfim …faz uma séria de actividades connosco. É alguém que faz parte do mesmo grupo que nós. Infelizmente, ser colega, actualmente, não significa nada. É apenas mais uma pessoa no meio de tantas outras. Como é apenas um colega não importa nada se está doente, não importa saber o motivo pelo qual se ausentou, não importa saber porque está triste, alegre, porque chora, porque chegou tarde. Instalou-se a ideia de que não devemos perguntar nada ou dizer nada porque é apenas um colega e, portanto, não devemos invadir a vida dele, não temos que ver com ele. Mas se fosse um amigo! Certamente seria diferente. Ou não? Pois é, certamente seria!

A virtualidade trouxe-nos muitos amigos. Temos inúmeros amigos no facebook e é com eles que convivemos. Mas os amigos do facebook não vêm, no momento exacto, os nossos rostos alegres, tristes, preocupados, ensimesmados,…Apenas os colegas do dia-a-dia têm esse privilégio. Porque trata-se de um privilégio ter um colega que se importe connosco.

Infelizmente, a realidade (que não é a mesma do Fernando Pessoa) diz-nos que aquele privilégio está a extinguir-se porque não é cultivado. Os colegas não são cultivados. Estamos na era do cultivo dos amigos virtuais.

Ter um colega é um privilégio e como tal merecedor do nosso apreço, respeito e admiração. Constato, infelizmente que tal como o dito privilégio também a noção de Colega se está a extinguir.

São os chamados “Tempos Modernos”.

7.11.2014

E.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo