Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Preservar a Inocência








“Toda a gente afirma querer deixar um planeta melhor para os filhos… Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o planeta?”










Preservar a Inocência

Este é o “el dorado” que toda família, toda sociedade, devem reencontrar. O tesouro perdido, a inocência da criança, e o direito a ela.
Mestre Jesus referiu com empenho a inocência das crianças e o aprendizado do homem cuja evolução deve passar por tornar-se de novo criança.
Por um lado, e da forma mais aleivosa as nossas crianças tornaram-se depósito de todo o lixo duma sociedade doente, perversa, que sem contenção de qualquer tipo, invade os lares pelos meios audiovisuais ou impressos, nos programas infantis, nos livros infantis…
Por outro lado, temos as novas doutrinas educacionais que afirmam a supressão de qualquer limite na comunicação, exemplos ou práticas, dos pais para os filhos. Temos já exemplos de gerações onde esse patamar de igualdade deixou, e deixa, marcas de profundos desequilíbrios psíquicos e emocionais.
O princípio aparentemente inocente dessas doutrinas foi deturpado. A “amizade” entre pais e filhos, não pode pautar-se pelas regras da amizade comum entre adultos! Por motivos óbvios, o que prevalece nesse formato é a visão, a experiência, a capacitação intelectual do adulto! Nega-se à criança o direito a ser criança. Estas são confrontadas no dia-a-dia com as realidades forjadas nas descompensações dos pais, seus desejos e frustrações, seus medos e vincos de personalidade.
Neste horizonte maioritariamente cheio de nuvens escuras, como perpassam os raios de sol que são a descoberta gradual do mundo, da vida, no percurso duma criança?
Nesse crescer fora de tempo onde fica a inocência, confrontada com comportamentos que a sua idade não permite ainda assimilar, mas que por medo de rejeição tentará imitar.
Na experiência em moldes alheios, prematuros, sem a salvaguarda da confiança componente essencial da inocência, como poderá ela, a criança, esculpir na pedra da vida a sua obra-prima?

Salvemos a inocência, bem maior das nossas crianças.



Maria Adelina





Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo