Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

terça-feira, 18 de setembro de 2018

OS DOIS “GUMES” DA INTELIGÊNCIA



“O verbo latino intellegere é formado de inter  “entre” e legere, verbo que significa “escolher” — portanto inter-legere quer dizer “escolher entre”. Então A INTELIGÊNCIA é isso, é essa capacidade de escolha, de colher o conhecimento e o colocar na prática”.

A inteligência, “dom” tão prezado na sociedade actual é sem dúvida uma ferramenta essencial à evolução do ser humano no mundo material mas mais ainda na sua evolução espiritual.
Mas como em tudo no Universo e segundo as nossas escolhas, aquilo a que chamamos inteligência pode ser factor evolutivo, ou de estagnação espiritual.
A Célula Primordial que nos compõe é “Deus em nós” – É inteligência no seu mais elevado grau! Já a sua expressão no decorrer da vida de cada um, torna-se numa amálgama de opções influenciada pelas posturas individuais.
Gosto de traduzir o conceito de “Inteligência” por “Bem” (essência e intenção do Criador), pois todos nascemos com a identidade do “Bem”, cuja assimilação e prática é de nossa inteira responsabilidade ao longo de cada encarnação. Ou seja, desde a mais tenra idade sentimos e distinguimos o “Bem”.
No entanto e para que faça sentido a razão da existência, somos também, os depositários do espólio das nossas vidas anteriores, além de herdeiros psico/emocionais dos nossos ancestrais mais directos como pais e avós, tal como os nossos netos serão os nossos.
Adquirindo a percepção da imensa e maravilhosa realidade de que se compõe a nossa missão de vida, e consequente responsabilidade, que é ser redentores de nós mesmos e dos que nos precederam, compreendemos a frase de Jesus Cristo: ”E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
Quando o exercício da Inteligência é maculado pela escolha de agravar a carga cármica (a tal que viemos resgatar e transcender) composta de tudo o que é contrário à evolução espiritual e leis da Criação, a Inteligência torna-se gume de involução e pesadíssimo fardo que será herança do mundo, e dos nossos descendentes, num infindo ciclo de sofrimento.

Estimemos e Exerçamos o Sagrado Presente da Inteligência 

(Deus em nós)

A.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo