Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Proveito do Proveito





O Proveito do Proveito






São amplamente comprovados os benefícios de se estudar (trabalhar, pesquisar) em grupo. Ao longo das eras sempre foi o processo normalmente utilizado, as pessoas reuniam-se com outras com os mesmos anseios, interesses, dúvidas, inquietudes e com a mesma vontade de progredir, de trabalhar.
Uma das razões pelas quais este hábito é recomendável é vivermos numa sociedade que está programada para nos desviar do nosso foco. Por inúmeras formas somos conduzidos a um processo de abstracção e alienação que nos desvia daquele que devia ser um dos nossos interesses fundamentais, que é a re_ligação ao que somos, além do invólucro com que nos identificamos. A sinergia grupal é uma forma de debelar essa dispersão.
Outra razão benéfica é o evitar uma exagerada concentração em si mesmo. No isolamento de si, per si, corre-se o risco da aquisição duma visão de ângulo fechado, a qual se defina depois numa extremada postura opinativa e rígida, devida à singularidade perceptiva de cada um. O trabalho em grupo constitui em si mesmo um louvor ao respeito e reconhecimento da Luz de cada pessoa.
Aquela que considero ser a motivação mais importante tem a ver com Dádiva. O que aprendemos e não fazemos uso, torna-se apenas um peso na nossa mochila de caminhantes pela vida.
Altruísmo é muito mais que dar…é transmitir a outros seres a sensação de comunhão, e assim criar uma esteira sem-fim de dádivas encadeadas. E este dar em partilha, é fundamentado nas experiências às quais as teorias nos conduzem. A isto acresce que todos os seres têm em si um acervo de conhecimento a despertar, e que o propício estímulo de um grupo torna na mais valiosa ferramenta para a expansão evolutiva dos membros do grupo.

E este, é o mais elevado Proveito de todo o proveito das nossas acções.

Maria Adelina

14 Set 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo