Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

sábado, 18 de junho de 2016




O perdão não nos pede que concordemos com nada, que nos desculpemos ou que toleremos comportamentos menos bons. Na realidade, o perdão dá-nos impulso para irmos além de comportamentos, aprendermos as lições e extrairmos sabedoria dessas experiências.
Perdoar os outros não significa que nos tornaremos fracos, ingénuos ou alvos fáceis dos predadores deste mundo. Não significa que não tomaremos providências para nos proteger de maneiras saudáveis ou para impor limites bem claros. Ao contrário, o perdão nos faz abandonar o papel de vítimas e tomar posse do nosso poder, para ver as situações e circunstâncias claramente e tomar as providências necessárias para garantir que não cometamos os mesmos erros outra vez.
A voz do perdão diz: ‘É hora de seguir em frente’, ‘Eu aceito o passado’ e ‘Essa experiência me ajudou a me tornar uma pessoa mais sábia e cheia de compaixão’. O perdão nos estimula a deixar de lado a necessidade que sentimos de que o passado seja diferente do que foi. Ao mesmo tempo ele nos convida a abrir mão das mágoas que temos de nós mesmos e do mundo, para que não sejamos mais prisioneiros da força gravitacional que nos puxa para o passado.
O perdão aos outros é uma prova de que nos amamos o suficiente para sermos capazes de dizer adeus, de seguir em frente e deixar o passado para trás. Quando reunimos coragem para cortar as amarras que nos ligam negativamente aos outros,  passamos a ver que somos tão grandes quanto os nossos ressentimentos e mais poderosos que as nossas mágoas.
Recebemos muitas dádivas quando optamos pelo acto corajoso e ousado do perdão. Acima de tudo, somos livres.

 Debbie Ford


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja Bem-Vindo