Bem-vindos a este espaço de partilha de todos para todos

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Resultado de imagem para viciados na net          A escravidão Silenciosa


Uma rede infinita de sinais ultrapassam as fronteiras e os horizontes colocando em contacto instantâneo uma multidão inumerável de pessoas, formando um emaranhado das nocivas ondas electromagnéticas, e uma interminável teia de energias pessoais que que por efeito dominó afectam a todos os que a ela se agregam. Estas ondas energéticas carregadas com o estado psico/emocional dos utentes da rede, torna-se invasor e detentor do estado psico/emocial individual, gerando níveis descompassados e variáveis de humor que variam entre a raiva e o eufórico muito semelhantes à sintomática depressiva profunda.

Definitivamente a Internet e a mídia electrónica tomaram conta da vida das pessoas. É evidente que a evolução tecnológica tem o seu carácter positivo na medida em que torna mais ágil a comunicação e a informação, mas o preocupante é a forma descontrolada com que vem escravizando de maneira sufocante os envolvidos, que encontraram nesta tecnologia uma grave dependência. Milhões de pessoas se transformaram em “netaholics”, vitimas desse vício massacrante  e não percebem que estão sendo consumidos pelo que pensam ser sinais de modernidade. A "rede" acompanha-os por toda parte, em todo o tempo e lugares. A chave de apertar parafusos do famoso Carlitos, personagem de Charles Chaplin no filme Tempos Modernos, tomou outra forma. Os smartphones, netbooks e tablets são as novas chaves e literalmente estão invadindo todos os espaços, transformando os trabalhadores num bando de alienados que não conseguem já desligá-los.  O capitalismo agradece, e a robotização navega de vento em popa.

Na verdade, os usuários comportam-se como defuntos em missa de corpo presente, o corpo permanece, mas o espírito está distante, há muito já se foi. Em casa, nas ruas, nas praças, nos shoppings, nas salas de aula, nas reuniões, nos Seminários, nos Congressos e até nas igrejas eles ligam os seus aparelhos, conectam-se  e saem fora da realidade, numa atitude desrespeitosa com os interlocutores, colegas ou família, conforme seja a sua localização. Como dito acima, o corpo fica presente, mas o espírito foi para outra dimensão.

Como em qualquer outra dependência, por norma os envolvidos negam-se a reconhecer essa condição, no entanto os depoimentos são cada vez mais alarmantes, de pessoas reais que já não conseguem  viver desconectados. Dados de uma pesquisa realizada por estudiosos norte-americanos revelam que de 6 a 10% dos aproximadamente 189 milhões de internautas americanos sofrem de Trombose Venal Profunda, uma doença causada pelo contacto excessivo de computadores e afins. Na China o vício em internet é considerado como uma doença e a estimativa é que existam 33 milhões de dependentes de internet no país.

Será que você faz parte destes números  e ainda não percebeu? Se você é daqueles que carregam um smartphone e não o desliga para nada, vive mandando e recebendo e-mails em todos os lugares para colegas, amigos, atende chamadas em qualquer lugar, cuidado! Você pode ter-se transformado num “netaholic” e pagar muito caro por este vício descontrolado.
Surgem então no ar algumas perguntas que não querem calar-se:

-Qual o preço da sua liberdade? Será que vale a pena viver desta maneira, escravizado?

-O quanto esta forma de viver está abalando sua saúde física e mental e seu relacionamento social e familiar?

Vale a pena pensar…

 Texto da Net

2 comentários:

  1. Acabei de ler o email com muita atenção e interesse. Para lhe dar uma ideia de quão real é o teor do texto, digo-lhe o seguinte: no local onde estive de férias no gerês havia uma piscina e para pasmo meu vi um utente da piscina dentro da mesma a falar ao telemóvel. As pessoas não conseguem desligar-se e ficam com a ilusão de que estão sempre "conectadas" com o mundo. Vivemos num mundo fantástico. É tão fantástico que parece real.

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ler o email com muita atenção e interesse. Para lhe dar uma ideia de quão real é o teor do texto, digo-lhe o seguinte: no local onde estive de férias no gerês havia uma piscina e para pasmo meu vi um utente da piscina dentro da mesma a falar ao telemóvel. As pessoas não conseguem desligar-se e ficam com a ilusão de que estão sempre "conectadas" com o mundo. Vivemos num mundo fantástico. É tão fantástico que parece real.

    ResponderEliminar

Seja Bem-Vindo